top of page
Cópia_de_EXCURSÃO_PARA_A_CCXP_SAÍDA_DE_C

Homens conseguem perceber a excitação sexual de mulheres pelo cheiro, diz estudo

Atualizado: 26 de jan. de 2021


Pesquisa feita na Universidade de Kent, na Inglaterra, sugere que, assim como em outras espécies, seres humanos do sexo masculino são capazes de distinguir, pelo cheiro, mulheres que estão excitadas sexualmente das que não estão.

A pesquisa é um complemento para outros estudos que investigam a capacidade dos seres humanos de comunicar (e identificar) sentimentos, como alegria, medo e tristeza, por meio de odores.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores contaram com a participação de 24 mulheres e 91 homens. Inicialmente, foram colhidas amostras do suor das mulheres enquanto elas eram expostas a conteúdos eróticos.

Esse conteúdos podiam ser uma cena de strip tease do filme Magic Mike, estrelado pelo ator Channing Tatum, ou um trecho do livro Cinquenta tons de cinza. Sete dias depois, uma nova amostra do suor das mulheres foi colhida, em um momento em que elas não estavam sendo estimuladas com conteúdos eróticos.

Amostras, colhidas, passou-se à segunda fase da pesquisa. Nela, os homens participantes eram convidados a cheirar as amostras de suor. Na maior parte dos casos, os voluntários disseram preferir o odor das amostras colhidas quando as mulheres estavam expostas aos conteúdos eróticos. Além disso, os pesquisadores notaram que havia uma resposta sexual nos homens quando eles cheiravam o suor colhido no momento de excitação.

“Nossos experimentos mostraram que os estímulos olfativos podem, por si só, provocar uma resposta sexual em receptores”, escrevem os pesquisadores no estudo, publicado na revista especializada Archives of Sexual Behaviour.

“Porém, embora nossas descobertas destaquem que sinais químicos sexuais podem estimular a motivação sexual masculina, não está clara se a preparação sexual adicional, por meio de diferentes modalidades sensoriais, pode provocar respostas sexuais mais fortes nos homens”, ressaltam os cientistas.

Percepção inconsciente

De acordo com a psicóloga Helen Lima, do Centro Universitário Estácio, o estudo aponta para uma habilidade humana que é exercida de forma inconsciente. Em outras palavras, não há como aprender conscientemente a identificar pessoas sexualmente excitadas pelo olfato.

“Esse estudo e outros similares deixam muito claro que essas percepções masculinas são inconscientes. A própria predisposição do homem é inconsciente. (O sinal transmitido pelo cheiro) É diferente de um comportamento corporal, por exemplo, pelo qual conseguimos emitir sinais conscientes. É um funcionamento que sempre existiu e que está sendo revelado”, explica Lima.

A psicóloga acrescenta que, embora o estudo inglês seja focado na percepção de homens, isso não quer dizer que mulheres também não possam ter essa mesma percepção. “Os homens são mais sensíveis, até mesmo porque as mulheres tendem a uma postura mais protetiva, o que não significa que elas não tenham uma predisposição também”, ressalta.


209 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page